Cultura OHP
Teatro
"A Semente“
Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense
Em Dezembro de 1985, um grupo de jovens decidiu reunir e tentar criar algo que desse mais animação e vida à nossa terra.
Surgiu assim a ideia de criar um grupo de teatro, inicialmente sem grandes ambições, mas com uma enorme vontade de iniciar um trabalho que desse alguns resultados positivos. Daí o nome escolhido para este grupo "A Semente", simbolizando precisamente o inicio de um esforço comum e que com perseverança poderia talvez nascer e dar alguns frutos.
Ao longo dos anos, o grupo representou várias peças em diferentes partes do concelho e distrito. Vários jovens e adultos estrearam-se no palco e outros deram o seu contributo por detrás do cortinado, para que anos após anos "A Semente" floresça.
Presidente
Ivone Figueiredo
Morada
Rua Alexandre Rodrigues, nº6
3400 – 703 S. Paio de Gramaços
Contactos
Ivone Figueiredo - 963 342 961
Email
srlsampaense@gmail.com
Facebook
https://www.facebook.com/profile.php?id=100010771414487&fref=ts
Site
Sociedade Recreativa Ervedalense
"No ano de 1901, nasce o Teatro Club Ervedalense, que em 1955 […] passa a designar-se Sociedade Recreativa Ervedalense. O seu fim é o de promover a organização de espetáculos e divertimentos para os sócios, além de lhes facultar as demais regalias próprias de sociedades de recreio, ornando-se, assim, uma coletividade recreativa de elevada função social, onde se realiza festas de variada índole e outras sessões em prol da cultura e do recreio.
A existência desta coletividade em muito de deve à força entusiasta do seu grande impulsionador, Sebastião de Albuquerque, Visconde do Ervedal, que doou o terreno, acompanhou as obras e foi um dos seus maiores acionistas. […]
Por tudo o que representa, esta casa faz parte do património desta terra, sendo motivo de orgulho para o povo ervedalense, acentuado pelo facto de ser a única estrutura deste tipo existente em todo o concelho de Oliveira do Hospital, que já nos anos sessenta era considerada como a melhor sala de espetáculos.
Em tudo, este edifício é similar aos teatros das grandes cidades, embora em escala reduzida. […]
Com o passar dos tempos, a casa de teatro chega a um estado de degradação total, tornando-se um perigo iminente. […] é lançada em 1954 uma circular, apelando à contribuição de todos para a sua reanimação e mais uma vez se recorre à compra de títulos para angariação de fundos, a fim de se realizarem as obras necessárias.
Nessa altura, são então construídos os camarotes, a escadaria e a plateia.
Após o terminus destas grandes obras, realiza-se em 1957 a festa de inauguração do novo Teatro […]".
in Monografia de Ervedal da Beira, Vol. 2, de Ana Isabel
Borges Ferrão Albernaz e Elisabete Mª Fernandes Pires Lopes (SER, 2005)
Presidente
Liliane Cid
Morada
Avenida D. Manuel I, 35
3405 – 032 Ervedal da Beira
Contactos
Liliane Cid - 963409973
Eduardo Gil - 916913958 | 238648035
https:/https://www.facebook.com/teatroSRE