top of page

Grupos de Cantares e Tunas

Associação do Grupo de Cantares Tradicionais “Cotovias do Alvoco”

Sediada na antiga Escola Primária da Junta de Freguesia deAlvoco das Várzeas, concelho de Oliveira do Hospital, a Associação do Grupo de Cantares Tradicionais "Cotovias do Alvoco", foi registada em "Diário da República" a 4 de Abril de 2005, pela iniciativa da então catequista Luciana Calado.

Este grupo de cantares é considerado um arquivo vivo do folclore da região, recolhendo canções populares, incluindo as cantadas à desgarrada nos campos, junto das pessoas mais idosas do Vale do Alva e do Alvoco.  ecupera lendas e tradições que, leva aos quatro cantos do país, onde toca e canta o vasto repertório de que dispõe. Atualmente, fazem parte do coro 27 cantadores e tocadores de várias gerações. Alguns estão desde a primeira hora, passando de crianças a adultos sem nunca terem abandonado o projeto.

Presidente

Acácio Marques Mendes

Morada

Av. Fronteira (antiga escolar primária)
3400 – 301 Alvôco de Várzeas

Contactos

Acácio Marques Mendes - 964 679 176

Email

Facebook

Grupo de Cantares da Casa do Povo de Nogueira do Cravo

O Grupo de Cantares foi fundado em 1994!

Pretendemos oferecer ao nosso público momentos culturais ricos na divulgação da Música Popular Portuguesa!

Presidente

José Manuel Santos

Morada

Rua Dr. Tinoco nº19
3400 – 487 Nogueira do Cravo

Contactos

José Manuel Santos - 966618080
Andreia Fernandes - 963778378

Email

cpncravo@gmail.com
jmanuel@canoliva.pt

 

Facebook

https://www.facebook.com/pages/Grupo-de-Cantares-da-Casa-do-Povo-de-Nogueira-do-Cravo

Grupo de Cantares da Universidade Sénior Rotary de Oliveira do Hospital

Criada em 5 de Outubro de 2011, a fim de promover o convívio e a troca de saberes de cidadãos com mais de 50 anos. "Porque o conhecimento não tem idade".

Composto por cerca de 33 elementos, o Grupo de Cantares é uma das ofertas curriculares da Universidade Sénior Rotary de Oliveira do Hospital. Este grupo deu o seu primeiro concerto no auditório da Casa da Cultura César de Oliveira, num serão de emoções.

Diretor

Artur Abreu

Presidente

Carlos Remédios

Morada

Casa da Cultura César de Oliveira
Rua do Colégio
3400-105 Oliveira do Hospital

 

Contactos

Email

Facebook

https://www.facebook.com/UniversidadeSeniorOliveiraDoHospital

Grupo Melodias e Tradições Tradicionais da Beira Serra

O Grupo de Melodias e Tradições Da Beira Serra tem como finalidade a recolha e divulgação da música e cantares tradicionais, visando ainda a animação social e cultural dos seus associados. A defesa do património natural, histórico, etnográfico e recreativo, nas áreas educativa, artística e

recreativa e por fim o intercâmbio associativo é outra da finalidades deste grupo.

São ainda propósitos desta associação os seguintes ponto: realizar formação musical e de canto; realizar programas de apoio à juventude e população em geral; desenvolver a propaganda e valorização de património artístico, etnográfico e folclórico com atividades recreativas e culturais; orientar visitas de estudo, passeios, excursões e viagens a locais de interesse educativo, bem como a organização de festas tradicionais e etnográficas, pretendendo contribuir para a preservação das manifestações folclóricas de caráter cultural e recreativo; criar e apoiar a organização de grupos artísticos, realizar de sessões recreativas, audições musicais e radiofónicas bem como espetáculos de teatro e cinema.

Presidente

Maria Graciosa

Morada

Rua dos Olivais, 2b

3400 - 769 Vila Pouca da Beira

Contactos

Maria Graciosa - 965 463 464
Isilda Martinho - 967 843 578

Email

gcantares.melodias@gmail.com

 

Facebook

Os Amigos de Lagos da Beira - Grupo Musical

“Os Amigos de Lagos da Beira – Grupo Musical” constitui-se legalmente a 24 de abril de 2012, sendo esta a nova designação do Grupo que, desde fevereiro de 2007, tem feito atuações e despertado muitas sensações e memórias em várias localidades.

Interpretando música tradicional e popular portuguesa, apresenta como fator diferenciador tocar e cantar muitos temas musicais originais de Lagos da Beira e do concelho de Oliveira do Hospital, sendo o primeiro CD, gravado em 2012, um excelente exemplo disso mesmo. Destaca-se igualmente o passado musical com raízes profundas na prestigiada Tuna que existiu em Lagos da Beira nas décadas de 30 e 40 do século passado, de cuja memória, temas e símbolos “Os Amigos de Lagos da Beira – Grupo Musical” se assume orgulhosamente como herdeiro e pretende reavivar e preservar.

Presidente

Susana Isabel Guilherme Neto

Morada

Rua D. Manuel I, 55
3405-270 Lagos da Beira

Contactos

Susana Isabel Neto - 919334370

Email

tunalagos@gmail.com

Facebook

https://www.facebook.com/pages/Os-Amigos-de-Lagos-da-Beira-Grupo-Musical

Tuna e Cantares do Alva

Associação Progressiva de Santo António do Alva

A Tuna e Cantares do Alva foi fundada em Março de 1997 através da Escola de Iniciação à Música Tradicional Popular, criada um ano antes (1996) com a finalidade de ensinar jovens e adultos nos instrumentos tradicionais de cordas a fim de integrarem a Tocata do Rancho Folclórico.

Assim, alguns jovens de grandes ambições, juntamente com os elementos que compõem a Tocata do Rancho Folclórico, criaram a Tuna e Cantares do Alva (ao estilo das Tunas Académicas).

O repertório desta Tuna abrange Canções Portuguesas, o Cancioneiro Tradicional Português, o Mirandês, o Açoreano, temas de Tunas Académicas e ainda Canções de Espanha (mais propriamente da Tuna de Santiago de Compostela) e Canções Populares Mexicanas.

A Tuna e Cantares do Alva já atuou inclusive além fronteiras, mais precisamente em Bruxelas, para milhares de pessoas ma cidade de Estrasburgo. Outro grande evento desta Tuna foi a gravação em estúdio do primeiro CD e Cassete em Abril de 2001 que se encontra à venda.

Atualmente é constituído por 32 elementos que esperam, brevemente, passar a 40, com a passagem de novos executantes da Escola de Iniciação à Música Popular para a Tuna e Cantares do Alva.

As idades compreendidas dos seus elementos encontram-se entre os 14 e os 60 anos e dela fazem parte estudantes, trabalhadores e reformados.

Toda a base do instrumental desta Tuna são cordas - bandolins, bandola, guitarra portuguesa, violino, violas tradicionais, cavaquinhos - acompanhados por acordeãos, bombo, flautas de bisel e transversal e ferrinhos e um coro de vozes de ambos os sexos.

 

Presidente

Leonel Fonseca

Morada

Rua da Capela, nº1
3400 – 576 Santo António do Alva

Contactos

238 691 253
Paulo Nascimento - 913931396

Email

apsaalva@sapo.pt

 

Facebook

Tuna de Cantares de Avô

A Tuna Cantares de Avô é composta por vários elementos com idades compreendidas entre os 12 e os 75 anos e é regida pela Maestrina. Nasceu do gosto e da vontade destes elementos em divulgar a música tradicional portuguesa, de forma a que as nossas raízes não se percam nos dias que correm.

Os elementos tocam vários instrumentos, entre eles: viola, cavaquinho, acordeão, concertina, bandolim, reco-reco, flauta de bisel, pandeireta e ferrinhos.

A Tuna têm cerca de 6 anos, está inscrita na INATEL e é uma coletividade com estatutos próprios e sem fins lucrativos.

Todos os elementos têm uma ligação familiar, vejamos: avós e netos; pais e filhos; conjugues; irmãos; cunhados e colegas de trabalho.

Ao longo destes anos, a Tuna Cantares de Avô tem feito várias atuações ao nível da região centro. Algumas destas atuações resultam da parceria com o INATEL e com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. Contudo, destaca-se a viagem feita a França e à Suíça, no ano 2011, uma viagem que só foi possível com a boa-vontade de pessoas amigas, que contribuíram para a deslocação do grupo.

Presidente

Margarida Canhão 

Morada

Rua Viriato Trágico nº16
3400 – 382 Avô

Contactos

Margarida Canhão - 912536148

Tânia Gouveia - 916077856

José Gonçalves Silva – 939047347

Maestro

Ricardo Gonçalves

 

Dia do Ensaio

4.ª feira (de 15 em 15 dias

Facebook

https://www.facebook.com/tunacantaresdeavo/

Tuna e Cantares da Associação dos Amigos de Meruge

A Tuna e Cantares foi criada como Secção Autónoma da Associação dos Amigos de Meruge em 1984, ano da sua primeira apresentação em público.

Desde então, o amor à música popular e a dedicação dos seus 25 componentes têm sido a pedra angular do seu permanente êxito e longevidade, traduzido na realização de centenas de espetáculos por todo o País, e uma brilhante atuação em França.

Presentemente, preparam a gravação do primeiro CD, que incluirá temas tradicionais com arranjos do Maestro Adriano Júlio e músicas que têm marcado desde a fundação o reportório da Tuna.

Presidente

Aníbal Correia

Morada

Rua da Marinheira, nº 6
3400 - 368 Meruge

Contactos

238 602 372
Anibal Correia - 917 046 036 | 960072468
Júlio - 960 072 468

Email

anibaljacorreia@hotmail.com

Facebook

Tuna Penalvense

Sociedade Recreativa Penalvense

A Tuna Penalvense, um dos agrupamentos musicais mais antigos do concelho de Oliveira do Hospital, nasce da vontade de um grupo de penalvenses que, em 1937, funda a Sociedade Recreativa Penalvense. Este grupo mantém-se ativo até 1952/53, ressurgindo em 1982, pela vontade de um grupo de antigos tunos .

Em 2005, comemorando os 68 anos da sua fundação, a Tuna inicia um processo de renovação, no que diz respeito ao repertório, aos instrumentos utilizados e até aos próprios executantes. Tendo como principal objetivo proporcionar aos jovens deste meio o contacto com a música, assim como contribuir para a sua divulgação, a Tuna integra neste momento, sob a direção musical de Rui Marques, 25 instrumentistas, em Violino, Bandolim, Bandola, Bandoloncelo, Violoncelo, Guitarra Clássica, Guitarra Portuguesa, Viola Baixo, Contrabaixo e Flauta transversal. O trabalho desenvolvido pela Tuna Penalvense assenta apenas na música instrumental.

A Tuna Penalvense tem vindo a participar e organizar eventos, alargando a sua atuação através da colaboração com a Câmara Municipal ou com outros grupos musicais, com os quais mantém contacto e promove intercâmbios. Para além destes eventos, a Tuna mantém constante atividade, tendo-se apresentado em dezenas de atuações por todo o país, com maior incidência nos concelhos da região centro. Em 2012, assinalando o seu 75º Aniversário, edita o seu primeiro CD – Contrast(e)os.

Presidente

Morada

Rua Jogo da Bola, nº2
3400 – 557 Penalva de Alva

Contactos

Sérgio Minas - 917 663 996

Rui Marques - 968 590 047

Email

srpenalvense@gmail.com

Facebook

https://www.facebook.com/TRPenalvense

Please reload

bottom of page