EXPOSIÇÃO TEMÁTICA
ROMAGENS E ROMARIAS DA PASTORÍCIA
Romagens, Romarias, Rondas e Bênçãos do gado
sobre
Por todo o território da Serra da Estrela, estas manifestações de tradição e de fé, levadas a cabo pelos pastores, constituem um dos elementos mais autênticos do universo da pastorícia serrana.
Quer seja para benzer o gado, quer seja para pedir um ano fértil em trabalho e produção, estas tradições, como os pastores gostam de lhe chamar, são pontos de encontro de fé e convívio.
Todos os anos, o calendário destes eventos de devoção, fé e convívio marca forte presença na vida dos pastores e seus rebanhos.
É necessário um bom ano para todos: pastores, famílias e gado. E é por causa disso que se torna necessário partir em romaria para a bênção do gado e do que lhe está associado: a sobrevivência do pastor e da sua família e a fé num ano de franca produção de leite ou de carne.
E é desta forma que os pastores partem com os seus gados estrada fora, atalhando aqui e ali pela floresta dentro, com tempo bom ou tempo mau, numa espécie de acto de transumar.
Vão ao encontro da tradição, acima de tudo. É a fé na tradição o que os move. São dezenas de pastores e dezenas de rebanhos que todos os anos marcam presença nas romarias destinadas à bênção do gado ou ao mero convívio entre todos aqueles que fazem da região da Serra da Estrela muito mais que um ponto turístico.
Mais uma vez, é a fé que os move. A fé na tradição.