top of page

O Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

Se nas edições anteriores demos destaque ao desporto produzido dentro de portas, através do desporto federado no concelho de Oliveira do Hospital, este ano damos um 'salto global' e investimos numa exposição temática sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, nomeadamente sobre a participação portuguesa ao longo da história de tão importante evento mundial.
Como é do conhecimento geral, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, são um evento multidesportivo, albergando centenas de modalidades e atletas de todo o mundo, tendo como valores essenciais a Excelência, a Amizade e o Respeito.
Estes valores olímpicos podem e devem servir igualmente para a conduta diária de todos os cidadãos, tendo o Olimpismo como um exemplo a seguir.
A união dos povos de todos os continentes e o respeito por todas as nações mundiais estão igualmente na base da fundação dos Jogos Olímpicos. É o evento 'sem fonteiras' por excelência, aquele em que todas e todos são tratados de forma igualitária, não havendo a sobreposição de ideais, credos ou raças. Todos são atletas, todos pertencem ao mesmo 'mundo olímpico' e seus valores fundamentais. Daí um dos símbolos maiores dos Jogos Olímpicos seja a união dos cinco anéis de diferentes cores, simbolizando os cinco continentes mundiais, criado pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos modernos.
Desde a sua fundação, os chamados Jogos Olímpicos da Antiguidade, realizados em Olímpia, na Grécia, entre os séculos VIII a.C. e V d.C., que os valores olímpicos essenciais se mantêm, tendo, no entanto, havido alterações aos próprios jogos, decorrentes de circunstâncias sociais e climáticas – modalidades de neve e gelo, modalidades praticadas por atletas portadores de deficiência física e visual, Jogos Olímpicos da Juventude, entre outros - a que o Comité Olímpico Internacional, criado em 1894, esteve particularmente atento. Assim, neste momento, realizam-se os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno, alternando-se estes a cada dois anos.
Relativamente aos Jogos Paralímpicos, realizaram-se pela primeira vez em 1960, em Roma e têm na Organização Desportiva Internacional para Deficientes, fundada em 1964, a primeira organização a promover as modalidades e atletas paralímpicos, assim como os seus direitos. Na última edição dos Jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro (2016), participaram 4316 atletas, de 159 Comitês Paralímpicos Nacionais e incluiu-se pela primeira vez na história destas paraolimpíadas as modalidades de canoagem e triatlo.
Chegados aqui, depois do que nos aconteceu em outubro passado, olhamos para estes painéis expostos, aprendemos com eles a história da participação portuguesa e, eventualmente, temos, mais do que nunca antes, a presença assídua dos valores olímpicos.
Estamos em crer que foi também a Excelência de sermos oliveirenses, o Respeito que nutrimos uns pelos outros e a Amizade que nos une, que nos ajudou e ajuda quotidianamente a ultrapassar os problemas e a reerguer o sentido de pertença à nossa terra.
Esperamos, sinceramente, que esta exposição contribua também para o 'olhar em frente', o 'não perder a esperança', o 'acreditar', tendo também como exemplo as muitas medalhas e reconhecimento dos atletas nacionais ao longo da história dos Jogos Olímpicos.

bottom of page