Olhar a Nossa Terra é uma exposição de fotografia com objetivos muito precisos. A lente da máquina fotográfica converte-se num instrumento narrativo em que as imagens contam História. Na escolha das fotografias encontramos novos pormenores e esconderijos onde pousa e repousa o olhar. São fotografias em que tudo é a lembrança do que já foi e do que permanece, são momentos entre o antes e o devir.
A matéria-prima é o património natural, religioso, arqueológico, civil do concelho espelhadas em 18 painéis que convidam o observador a descobrir a riqueza do que é nosso.
A esta exposição de fotografia (s) encontra-se associado o som, a imagem da fotografia e a descrição, de modo a criar diferentes ritmos. O observador pode, ao fazer uso da Mesa Multimédia, clicar nas imagens e quebrar o compasso em andamento, modificar a sequência, abrir possibilidades de leitura. Ao percorrer a exposição ouvem-se os Sons da Nossa Terra, peça sonora produzida a partir de gravações de campo realizadas em algumas localidades do concelho de Oliveira do Hospital. São estes alguns dos sons que povoam o nosso território e também através deles a(s) identidade(s) do mesmo, da Nossa Terra, que se vê e se ouve.
Olhar a Nossa Terra é também acompanhada de uma mostra de edições de autores locais para que, simultaneamente possamos associar ao património material, o património imaterial de quem sobre a Nossa Terra escreveu.
Na impossibilidade de materializarmos todo o património existente nesta exposição podemos asseverar que esta será a primeira de uma série de exposições que a Biblioteca Municipal e Município de Oliveira do Hospital irão concretizar.