SOBRE
No âmbito do Dia Mundial do Cinema, comemorado anualmente a 5 de novembro, nada melhor que vivê-lo de forma mágica, através da sua história de filmar e projetar. Pela História do Cinema é a viagem que vos convidamos a fazer, através de uma coleção de vários equipamentos de filmar e projetar, desde o século XVII, pertença de José Poeta (1957-2006), figura incontornável do cinema e do colecionismo cinéfilo da Figueira da Foz.
José Poeta associou a sua vida de docente ao gosto pelo colecionismo de objetos cinematográficos, fruto da sua paixão pela “7.ª Arte”. Enquanto realizador, foi premiado em Portugal com vários trabalhos, assim como em França, pelo seu documentário sobre a Reserva Natural das Berlengas. Do seu currículo consta a colaboração no Festival de Cinema da Figueira da Foz, como crítico e membro do júri, e na Rádio Foz do Mondego, enquanto moderador de emissão.
Desde os antigos Praxinoscópio e Zootropo às máquinas de filmar em Super8 e projetores vários, passando pela Lanterna Mágica, esta exposição cria laços estreitos com um universo único e riquíssimo como é o cinema. Através dela, podemos ver os (outros) “protagonistas” dos filmes: os equipamentos de filmagem e projeção. É através deles e do modo como funcionam que o sonho chega até nós... É assim, pelo menos, desde o século XVII.