Exposição multimedia - Castanha D' Oliveira
Em 2014, aquando da XIII edição da Festa da Castanha de Aldeia das Dez, realizada anualmente no majestoso Santuário de N. Sra. das Preces, em Vale de Maceira, empreendemos a tarefa de dar a conhecer o universo castanhícula do concelho de Oliveira do Hospital, através da arte da fotografia e do som.
Depois de termos dado a nossa atenção a aldeias como Carvalha, Aldeia das Dez ou Vale de Maceira, para esta segunda parte da exposição A Castanha d’Oliveira centrámo-nos num território mais alargado, abarcando as Uniões de Freguesia de Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços, Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira e a freguesia de Alvoco das Várzeas. Observámos, tirámos fotografias e gravámos depoimentos com algumas das pessoas residentes nas aldeias por onde passámos, num exercício comovente de resgatar à memória os tempos passados em redor deste universo único.
É, desta forma, uma vez mais, uma exposição simbólica, dando especial enfoque ao ‘nosso mundo imaterial rural’, ajudando a conhecer o concelho onde vivemos e as zonas onde o castanheiro e a castanha têm mais predominância.
É também, estamos em crer, um trabalho para continuar, em homenagem a esse “fruto dos frutos” e a todos aqueles que ao longo dos anos têm cuidado e trabalhado (d)os castanheiros.
Um agradecimento muito especial a todas as pessoas que connosco partilharam o seu saber e memória: Maria Amélia (Gavinhos de Baixo), Maria Fernanda Oliveira (Moita), Maria Emília e D. Arminda (Formarigo) e José Augusto T. Nunes (Alvoco das Várzeas).
O Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital
Ficha técnica:
Conceção: Luís Antero (Gabinete de Apoio à Vereação/ CMOH)
Coordenação: Prof. Graça Silva, Vereadora do Pelouro da Cultura
Arte gráfica: João Seixas (CMOH)
Produção: Município de Oliveira do Hospital
(CC) 2017